Março 28, 2025

O Google irá lançar nas próximas semanas, que estão ligadas à inteligência artificial. Esses recursos serão lançados inicialmente nos Estados Unidos e um grupo seleto de um milhão de usuários poderão testá-los em primeira mão. A publicação The New York Times foi quem divulgou a informação.

Embora ainda não esteja claro o que essas ferramentas irão oferecer, sabe-se que a iniciativa, apelidada de “Magi”, envolve mais interação com o Bard, chatbot experimental da empresa, nas pesquisas. Além disso, o Google está desenvolvendo outras ferramentas de IA, como um gerador de imagens chamado “GIFI”, um sistema de aprendizado de idiomas chamado “Tivoli Tutor” e o “Searchalong”, que integra o Bard ao Chrome para responder perguntas dos usuários.

Essas iniciativas fazem parte dos esforços do Google para se manter competitivo no mercado de IA e enfrentar a ameaça representada por outros sistemas, como o novo Bing da Microsoft. A ideia é que, no futuro, os chatbots possam cumprir um papel importante nas pesquisas, até mesmo substituindo os mecanismos de busca como conhecemos hoje.

No entanto, a posição do Google nas buscas também está ameaçada pela Samsung, que considera substituir o Google pelo rival Bing como mecanismo de busca padrão em seus celulares e dispositivos. Isso comprometeria um acordo que rende US$ 3 bilhões em receita anual para o Google. Acredita-se que a Samsung esteja mais atraída pelo trabalho de IA desenvolvido pela Microsoft, mas os motivos dessa possível mudança não foram justificados claramente.