
Graças em grande parte à Nvidia, as GPUs quase eclipsaram as CPUs como a tecnologia que impulsiona o avanço. Quando se trata de IA, principalmente no lado do treinamento, as GPUs reinam supremas. Geralmente, as GPUs fazem com que nossos jogos e as ferramentas de edição de fotos e vídeos mais avançadas também funcionem melhor – e com as mídias sociais, muitas pessoas estão se tornando especialistas em criação.
Mas, embora a AMD, a Nvidia e, mais recentemente, a Intel tenham atuado nesse espaço altamente competitivo, todas as três chegaram ao mercado recentemente com estratégias distintas, cada uma com benefícios, riscos e oportunidades exclusivos. Enquanto nos recuperamos de nossos comas alimentares de Ação de Graças aqui nos Estados Unidos, vamos explorar essas estratégias.
Em seguida, encerraremos com meu produto da semana: o novo Surface Pro 9 baseado em Arm da Microsoft, que pode apontar para o futuro de curto prazo do avanço do PC.
Estratégias de Marketing: Exemplo da Apple
Minha primeira graduação foi em merchandising, que tem a ver com branding, prateleiras, colocação de produtos e estratégia de produtos. Como resultado, estou um pouco fascinado pela forma como diferentes empresas abordam o mercado de PCs.
Por exemplo, a Apple é antiquada, verticalmente integrada e usa lock-in para explorar sua base de dinheiro. Essa tática resulta em lucros massivos, mas a empresa não consegue mais liderar o mercado com inovação. É verdade que as empresas públicas são medidas pelos lucros, não pela inovação, e se você tivesse que escolher uma em detrimento da outra como CEO que deseja manter seu emprego, os lucros também seriam seu foco.
As outras empresas de PCs, com exceção da Microsoft Surface, são mais ecléticas, têm alta interoperabilidade, sem bloqueio e desfrutam de uma inovação muito maior, mas sofrem menor fidelidade do cliente e margens menores. Mas eles também têm menos probabilidade de falhar catastroficamente porque não estão minerando seus clientes por dinheiro.
O quase colapso da IBM no início dos anos 1990 deveu-se principalmente a uma estratégia semelhante à da Apple. Ocorreu porque os clientes normalmente não gostam de financiar lucros excessivos ou de serem minerados por dinheiro. Eventualmente, a empresa que usa essa abordagem vai longe demais e seus clientes abandonam a plataforma. Foi o que quase aconteceu com a IBM e a fez descartar com preconceito a estratégia que a Apple ainda usa.
Por enquanto, a estratégia ainda funciona para a Apple. No entanto, provavelmente não funcionaria para Dell, HP ou Lenovo, porque nenhuma dessas empresas individualmente poderia fazer a parte da solução da Microsoft e porque seus compradores corporativos estão cientes da estratégia que a Apple está usando e geralmente tentam evitá-la como a praga – porque reduz muito o poder do comprador e as corporações gostam muito do poder do comprador.
Dito isto, embora os esforços de marketing da Apple tenham diminuído significativamente desde a saída de Steve Jobs, tanto em magnitude quanto em execução, a Apple ainda lidera o mercado de PCs em marketing, mostrando o quão à frente já esteve sob Jobs, embora a empresa fosse muito menos lucrativa na época. então.
O marketing vai ao cerne das estratégias de GPU que discutiremos.

nvidia
A Nvidia é indiscutivelmente a líder do segmento e mostra isso com a linha mais profunda, e é a única das três com um produto halo. Isso é interessante porque o Threadripper da AMD no lado da CPU girou esse mercado e permitiu que a AMD se movesse agressivamente na oportunidade de estação de trabalho da Intel . Ele assumiu posições de liderança importantes para AMD e Lenovo, usando a peça para ganhar domínio do segmento.
Do lado da GPU, a coisa mais próxima do Threadripper da AMD é a placa 4090 RTX da Nvidia, que é uma fera. Ele tem mais desempenho do que a maioria precisa e consome tanta energia que derreteu os conectores de energia e forçou atualizações da fonte de alimentação para executar a peça. Mas, em termos de desempenho bruto, nada pode tocá-lo agora em seu segmento.
Uma estratégia de halo usa um produto de vitrine caro para atrair pessoas para a marca e, se feito corretamente, pode aumentar as vendas para os produtos mais acessíveis que serão vendidos em volumes maiores. No mercado automobilístico, é como ter um Mercedes-Maybach ou supercarro (a Ford usou o Ford GT mais recentemente para isso) para levar as pessoas às concessionárias.
Como não existe uma loja Nvidia, o aspecto do tráfego do 4090 RTX não foi testado e não foi usado. No entanto, ele ainda dá à Nvidia o direito de se gabar do desempenho e solidifica sua liderança de mercado percebida, embora a maioria dos compradores compre alternativas mais acessíveis e com menos consumo de energia.
AMD
Como observado, é interessante que, devido ao sucesso da AMD com o Threadripper, ela não tenha desenvolvido uma estratégia semelhante, uma vez que a estação de trabalho ou plataforma de jogos matadora teria uma CPU Threadripper e uma GPU semelhante a Threadripper. Por enquanto, é aquela placa Nvidia 4090 RTX.
Em vez disso, a AMD lançou duas placas no ponto ideal de desempenho. Em contraste com o que a Ford fez com o Ford GT, isso é mais parecido com o que a GM fez com o Corvette, particularmente o novo C8. Ele oferece a maioria dos benefícios de desempenho que o Ford GT oferece de uma maneira muito mais útil e acessível, permitindo que o Corvette supere maciçamente o desempenho do Ford GT em volume, custando uma fração do que custa a Ford.
A ideia do desempenho que você precisa a um preço acessível ressoa com os compradores e não cria alguns dos problemas de imagem que um produto halo pode causar, como custo exorbitante e uso excessivo de energia, o que pode resultar em cobertura negativa em sustentabilidade.
Os compradores gostam de valores e, embora você não tenha os mesmos direitos de se gabar de desempenho ou visibilidade que teria com um produto halo, também não tem problemas com uma peça que está pressionando as limitações de desempenho, o que pode resultar em problemas como o derretimento conectores (que a Nvidia relata ainda são números baixos e podem ser o resultado de erros de montagem).
Intel
A Intel é nova neste mercado e tem dois grandes problemas. A primeira é que as pessoas conhecem e confiam nas peças de GPU da AMD e da Nvidia, e a segunda é que essas duas empresas estão se perseguindo tanto que é quase impossível para outra empresa pegá-las por trás. A Intel precisa conquistar parte do mercado e não tem desempenho para o topo de linha, mas pode oferecer recursos.
A abordagem é semelhante à forma como a Honda entrou no mercado de automóveis criando uma peça acessível que fornecia recursos além de sua classe de preço e se dirigia para onde está o volume real, principalmente durante um mercado financeiro apertado em que os consumidores estão cuidando de seus centavos.
No momento, as pessoas estão se tornando muito econômicas e a Intel está jogando duro para aquele comprador frugal que só tem orçamento para uma peça básica. As placas da Intel não são competitivas em desempenho com as principais ofertas da Nvidia e da AMD, mas custam uma fração do preço e têm muitos dos mesmos recursos principais, recursos que normalmente não estão nas placas da classe de preços abaixo de US $ 300 da Intel.
Conclusão: a melhor estratégia
O plano de ação que melhor reflete as capacidades do fornecedor é aquele a ser implementado. A estratégia do produto halo funciona para a Nvidia porque ela deve preservar a impressão de que é a líder em desempenho no segmento.
Dado o sucesso do Threadripper da AMD, continuo surpreso que a AMD não tenha implementado uma estratégia semelhante. Ainda assim, sua abordagem para fornecer todo o desempenho de que você precisa e criar a impressão de que é o melhor valor de desempenho é consistente com a imagem de marca histórica que a AMD criou contra a Intel, onde era historicamente o jogo de valor.
A Intel ainda não tem desempenho para competir com AMD ou Nvidia no topo, mas tem um conjunto de recursos semelhante, e a ideia de fornecer um jogo de valor é o único caminho aberto para isso. O momento foi fortuito para a Intel porque o mercado está em busca de valores altos dadas as condições econômicas atuais, o que deve dar um impulso significativo à abordagem da Intel.
Portanto, a abordagem da Intel não é a única que a empresa pode executar atualmente. Felizmente, foi incrivelmente oportuno, sugerindo que terá muito mais sucesso este ano do que teria sido de outra forma.